20 março 2006

A insustentável estupidez

Por favor, alguém me explica porque se pagam 600 € para a inscrição inicial na OA?
É um preço? Mas não prestam absolutamente nenhum serviço que o justifique.
É uma taxa? Um custo que se impõe para limitar o acesso a uma determinada função? Assumam-se. Não querem tantos Advogados a concorrer com os que já estão, numa lógica sindical que repugna. E que negam. Na verdade, é tudo para nosso bem, coitadinhos, tão ingénuos e inábeis e sem experiência e sem conhecimentos. NÃO NOS PROTEJAM! Por favor, não nos ajudem!
Se não temos por onde sair, não nos deixem entrar. É mais honesto. Parece que há qualidades que são uma obrigação para o Senhor Doutor Advogado. A honestidade (não) parece ser uma delas. Mas as faculdades precisam ter muitos alunos, porque o Senhor Ministro paga por cabeça.
- Entrem, entrem! E que média têm? 9,6? Bravo, meu rapaz! Vamos fazer de ti um belo Doutor!
Ou será o valor da remoção de um obstáculo jurídico ao comportamento de um particular, que passa a ser livre? Isto é, uma licença. Isto é uma licença. Porque raio preciso eu que um Senhor Doutor Advogado, M.I. e M.D. quantas vezes quiser, me autorize a exercer a profissão que escolhi? Sua benção! NÃO ME QUERO AJOELHAR. Tenho um problema de coluna. Não posso advogar por isso?
E porque se pagam 400 € para fazer o exame de agregação? É em papel reciclado? É em folha de platina? Tem filamentos de ouro? Para que tenho que fazer outro exame? 29 cadeiras, 29 exames escritos, 29 exames orais de passagem, 29 orais de melhoria.
- Não consultou 10 processozinhos em tribunal, Senhor Doutor? São 4 de Direito da Família, Senhor Doutor?! Não, não pode ser, S-e-n-h-o-r D-o-u-t-o-r!! Só três, Senhor Doutor! Só três, é o que diz o regulamento, Senhor Doutor. Não, Senhor Doutor, pode, Senhor Doutor... Vá lá para casa escrever 100 vezes, Senhor Doutor: só três consultas em família!
Mais meses de espera para poder fazer novo exame. Se me portar bem. E pagar de novo. E for para casa estudar muito. E ter bem consciência de quão difícil é.
Os homens pequeninos são assim: sempre a olhar bem para cima, para não verem quão perto está o chão. Olhem para o chão, Senhores Doutores.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Belo Manifesto! Morte à ordem PIM morte aos advogados PUM morte aos que se curvam porque querem e aos que não querendo também se têm que curvar PIM PAM PUM

24 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!

24 março, 2006  

Enviar um comentário

<< Home