06 abril 2006

Emílio

São necessárias dez consultas a processos, entre outras coisas, para terminar a segunda fase de estágio. Isto é, para poder ser candidato a fazer o exame de agregação, além de ter passado os primeiros exames, de ter estado 18 meses... a trabalhar, de ter reunido dez intervenções, de entregar cinco relatórios do seu Patrono, o Estagiário tem que apresentar dez relatórios de consultas a processos.
- Não se esqueça de deixar o chequezinho à saída, Senhor Doutor!
Dez relatórios de consultas a processos. Um bom Advogado deve, na sua juventude, ter passado parte do seu tempo com a cabeça enterrada em dez processos. E isto é se quiser ficar dotado das capacidades que se exigem ao causídico. Para isso, também, serve a OA: para explicar ao jovem cabeça de vento como deve ocupar o seu tempo.
- Fizeste o t.p.c., meu rico filho?
- Fez os dez relatórios, Senhor Doutor?
Anda o Estagiário a arrastar-se pelos tribunais, batendo à porta das secretarias, com um ar penitente e humilde, pedindo para ver um processozinho. É mesmo assim:
- Boa tarde. Eu sou Advogado Estagiário, a terminar a segunda fase, e gostaria de ver uns processozinhos, se não se importar.
Em geral, os Senhores Funcionários não se importam.
- Então e quais quer?
- Uns que para aí tenha... Que não lhe façam falta...
[E tem uma moedinha? Qualquer uma que para aí tenha... Que não lhe faça falta...]
Que sentido tem isto que eu não esteja a ver? Que utilidade terá ler dez processos? De pessoas que não conheço. De um caso que não conheço. De motivos que não conheço. De uma estratégia que não conheço.
E são só três de cada matéria. O Senhor Doutor não se deve alambazar! Se só gosta de família, leva com mais administrativo para não se habituar mal.

"A educação pública, sob regras prescritas pelo governo e sob a responsabilidade de magistrados designados pelo soberano, constitui, pois, uma máximas fundamentais do governo popular legítimo. Se as crianças são educadas em comum no seio da igualdade, se tiverem imbuídas das leis do Estado e das máximas da vontade geral, se forem instruídas no sentido de respeitá-las acima de todas as coisas, se estiverem cercadas de exemplos e de objectos que incessantemente lhes dizem da terna mãe que os alimentou, do amor que têm por eles dos bens inestimáveis que recebem dela e da retribuição que lhe devem, não duvidemos que desse modo aprendam a se querer mutuamente como irmãos, a não querer jamais senão o que a sociedade deseja, a substituir o estéril e vão palavreio dos sofistas pelas acções de homens e de cidadãos a se tornarem um dia os defensores e os pais da pátria de quem por tanto tempo foram filhos".
Rousseau, A Educação de Emílio

Pego na resma de processos que o Senhor Funcionário amavelmente me dá, e levo-a para a mesinha do fundo, virado para a parede. Até as orelhas de burro sinto na cabeça.
Leio tudo com muita atenção. Tomo notas. Escrevo um relatório. Um resumo. Um sumário. Uma síntese. Uma súmula.
O resultado teórico deveria ser que ficasse mestre em... qualquer coisa relacionada com Direito. O resultado prático é um aborrecimento que não tem tamanho. Uma irritação descomunal.
A irracionalidade tira-me do sério.