15 maio 2006

História de encantar

Ouvi uma história. É o costume: um primo de um amigo de um vizinho de uma cunhada de uma namorada de um colega de faculdade da irmã do melhor amigo do tio de um caloiro de farmácia que conhece o estagiário em causa.

Era uma vez, um jovem estagiário. Este jovem estava a terminar o seu estágio. Antes de entrar na idade adulta da Advocacia, tinha que realizar com sucesso um ritual de passagem. Estava assim escrito. E não havia nada que ele pudesse fazer para contornar esse obstáculo. Consistia, mais ou menos, em juntar uma grande quantidade de papel e em entregá-lo num determinado sítio. Também estava escrito.

O moço dirigiu-se, como era sua obrigação, ao Conselho Distrital de Lisboa da OA, com todos os relatórios, requerimentos, cheques e cópias que a OA entende ser necessário. Como estava escrito. Conferiu várias vezes, ordenou, encadernou, fotocopiou. Fotocopiou outra vez e voltou a conferir. Colocou tudo numa bonita pasta do escritório do seu patrono, dentro da malinha que a mãe lhe ofereceu no final do curso. E foi para a fila. Cedinho, para se despachar quanto antes, que o patrono está à espera.

Quando chegou a sua vez, prazenteiro, mostrou à senhora tudo quanto tinha feito com tanto rigor e tão boa vontade.

- Veja lá a senhora se está tudo!

Não estava. Uma imprecisão num dos relatórios do patrono.

- Isto está tudo mal! Não pode entregar hoje!

Ora, sendo um relatório do patrono, teria que ser o patrono a elaborar novo relatório. Diz a lenda, que o patrono deste jovem e promissor estagiário estava ausente do país. O Senhor Doutor Advogado só voltaria depois de terminado o prazo para a entrega de todos os papeis. Em pânico, o estagiário atirou-se para o chão, em desespero, implorando à senhora que lhe desse outra oportunidade, que lhe dissesse como poderia resolver aquela situação.

- Faça um requerimento! Tente! Depois lhe dirão!

Tremendamente aliviado e agradecido, o estagiário rastejou até uma folha de papel e escreveu algumas linhas.

Venho por este meio, faça favor, pedir a V. Exa., faça favor, que me deixe entregar estes papelinhos um pouco mais tarde. Faça favor. É que o meu patrono não está no país, faça favor, e é necessário que assine um dos papelitos. Faça favor. Se Vossa Mercê se não importar, eu volto cá outro dia, faça favor, quando já estiver tudo em ordem.

Mais ou menos isto.
Isto terá acontecido no dia 3 de Maio.
O estagiário voltou para o seu escritório, e aguardou a chegada do patrono e da resposta ao seu requerimento. Passou dias sem saber se poderia ser recebido no mundo dos adultos ou não. Se estaria pronto para a vida a sério.

A resposta veio muito mais tarde.
Consta que o requerimento feito no dia 3 de Maio foi a despacho no dia 5 desse mês. Quem o recebeu, leu, pensou muito e decidiu deferir.

Que o estagiário entregue os papelinhos até ao dia 12 de Maio.

Estava o jovem estagiário salvo! Tinham-lhe dado uma segunda oportunidade!
Porém, o ofício que acompanha este despacho tem a data do dia 10 de Maio. Enquanto vai e não vai para o correio, enquanto é enviado e não, enquanto é entregue no escritório do estagiário e não, vão passando os dias. O estagiário recebeu a carta, e o despacho, no dia 15 de Maio. Entre a primeira e a terceira linha percebeu que podia apresentar os papelinhos, mas o prazo, excepcional, o último, tinha passado.

A carta que recebeu não é registada. Não tem aviso de recepção. Não há forma de demonstrar em que dia recebeu a carta. Só pode apontar as datas, e fazer novo requerimento.

- A senhora repare: se a carta foi escrita no dia 10 de Maio, ainda que tenha sido enviado no próprio dia, chegaria em dois dias. No próprio dia do prazo. Mas não chegou sequer nesse dia. E houve um fim de semana também. Os serviços postais não funcionam ao fim de semana.

Imagina-se o que o espera:

- Faça um requerimento! Tente! Depois lhe dirão!

Já se sabe: a gente mete-se com Advogados, e é isto.

Ora, o que a justiça quer é comer. Certo e sabido: vai-se ter com o Dr. Valério a Murça, e é logo:
- Você está cheio de razão, alma de Deus! Ponha a questão, que não há quem lha perca. Se quiser, passe-me uma procuração, deixe trezentos mil reis para preparos, e o resto é comigo.
Miguel Torga, Contos da Montanha