18 junho 2006

Capuchinho-Vermelho-Estagiário

Era uma vez, a avozinha OA, que estava só e doente na sua casa. Telefonou à sua filha, Faculdade de Direito, para que soubesse o que se passava.

- Ah, sabes, não é nada! Mas estou muito mal! Cof cof cof. Não, não te preocupes! Cof cof cof. E assim! É para saberes, minha rica filha! Cof cof cof. E cof.

A filha, em vez de ir visitá-la, como lhe competia, mandou o neto, o Capuchinho-Vermelho-Estagiário.

- Faz lá o almoço e leva-o ao raio da velha, que se não cala que está doente!

E o Capuchinho-Vermelho-Estagiário pegou no seu livro de receitas, e pôs-se a trabalhar.

Receita para cinco anos de curso. Servir quente, acompanhado por arroz branco e legumes vários, ou esparregado. Acompanhe com um Duas Quintas, 2002. Para sobremesa, um mestrado à escolha.
Ingredientes
- 1 Faculdade de Direito
- 500 caloiros
- 29 disciplinas
- Professores q.b.
- 450.000 € de propinas
- Livros q.b.
- 500 exames escritos
- Exames orais q.b.
Modo de preparação
Coloque as 29 disciplinas num recipiente. Junte professores q.b.. Misture tudo com cuidado até que cada professor tenha agarrado firmemente uma disciplina. Vá batendo de vez em quando. Não é necessário, mas dá alguma satisfação.
Pegue na faculdade de direito e faça um corte, de alto a baixo. Abra bem, sem partir. Coloque uma primeira camada de propina
s, forrando o interior da faculdade. Pegue em 100 caloiros, lave bem, e coloque na faculdade. Não se preocupe em escolhê-los. Ninguém o faz. Junte a cada caloiro um exame escrito. Ponha uma leve camada de propinas por cima. Repita o processo enquanto tiver caloiros. Deve guardar cerca de 1/3 de propinas para o final.
Quando tiver disposto todos os caloiros e as propinas em camadas, deite por cima a mistura de disciplinas e professores. Coloque devagar, deixando que escorra lentamente para os espaços que começam a abrir entre a
s propinas e os alunos. Espalhe uma fina camada ao longo de toda a faculdade. Por último, disponha o restante das propinas. Regue tudo com exames orais a seu gosto. Colocar no forno durante 20 ou 30 minutos. Enfeite com livros a seu gosto.

Quando tudo ficou pronto, meteu dentro de um canudo, e foi correndo mostrar à avozinha. Ignorou os olhares insinuantes do Lobo Mau e os piropos do Lenhador, e em breve estava entusiasmado à porta da avozinha OA.
A OA demorou a abrir a porta. Olhou enfadada para o Capuchinho-Vermelho-Estagiário, não ligou ao canudo.

- Tenho cá tantos desses! E tudo e tudo!

Desconfiou dele. Fez-lhe o teste de ADN, quis saber o nome dos pais, perguntou como se chamava o cão que tivera em pequeno, de que cor era o seu tecto da sala. A tudo o Capuchinho-Vermelho-Estagiário respondeu, já sem entusiasmo. Só porque a mãe Faculdade lhe dissera para o fazer.
Enquanto entra com a avozinha OA, finalmente, o Capuchinho-Vermelho-Estagiário já só pensa em fugir e entregar-se para adopção.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se ao menos a avózinha tivesse provado o repasto...
Sábia, porém, nunca se sujeitaria à inexorável indigestão.
Resta-nos o Duas Quintas, 2002.
Que o neto o saboreie!

ss

25 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home