03 julho 2006

A sala secreta

Nem posso esperar para terminar o estágio. Yupi! Depois de tanto suspense, tanta espera, tanta formação, tantos exames, tantos euros, tantos meses, nem imagino o que me estará reservado. Oh boy, oh boy! Tem que ser uma recompensa muito boa. Que faça esquecer todas as exigências, que as faça parecer um preço justo.
Yupiiiiii! Oba, oba!
Imagino como será. Depois do exame, juntam-se os Senhores Doutores Advogados e analisam a prova. Lêem atentamente. Discutem. Ponderam. Corrigem. Decidem. Tomada a decisão, entram em contacto com o estagiário.

- Senhor Doutor, habemus decretum!

Marcam uma data na qual o estagiário deverá comparecer. Será a formalização da passagem, a concretização do ritual, a aceitação pelos pares. O estagiário porá o seu ar mais sério, vestirá o seu melhor fato, carregará alguns livros na sua mala, e comparecerá, no dia marcado, no local que lhe indiquem. Nervoso. Expectante. É o dia em que vai entrar no clube. Terá um Cohiba à entrada, um copo de Barca Velha. Uma palmada no ombro, um sorriso de aprovação.

Dar-lhe-ão os parabéns, farão um discurso solene. Depois chamá-lo-ão. Entregam-lhe a cédula. Posam para a fotografia. Mais um cumprimento. Levam-no então para a sala.
A sala, suponho, é o sítio secreto dos Senhores Doutores Advogados. É o sítio onde são guardadas todas as informações, toda a sabedoria, todos os privilégios. Quando o Estagiário for admitido no clube, terá acesso a toda a informação.

Saberá, automaticamente, tudo quanto não lhe ensinaram. Todos os erros que cometeu aparecerão a seus olhos. E terá um sorriso complacente para com a sua própria inexperiência. De repente, conhecerá todas as leis, saberá como interpretá-las, como delinear uma estratégia processual, como se relacionar com a outra parte, como se dirigir ao juiz, qual o tribunal competente, qual a acção adequada, quais os factos relevantes. De um momento para o outro, tudo se vai tornar claro.

O estágio terá que ter servido para isso. Nem faria sentido passar por tudo isso se não houvesse uma significativa mudança. Membros de pleno direito do clube dos Senhores Doutores Advogados, tudo então fará sentido. Finalmente.

Quando transpus a porta do Seminário, apeteceu-lhe um largo berro de triunfo para os confins do meu medo. E a minha voz chegou à garganta e o meu gesto à ponta dos dedos. Mas uma força estranha vinda lá detrás, do grande casarão, de todos os pares de olhos dos prefeitos ausentes, da minha submissão antiga, coalhou-me o desejo e a esperança de o libertar.
Vergílio Ferreira, Manhã Submersa